Ubuntu na terra do pão di queijo

22/12/2006

Ubuntu na Lan House.

Filed under: Ubuntu — Leonardo Amaral @ 17:03

Hoje não foi um dia muito bom. Descobri que passei de ano no colégio e indo pra sampa, zuou o radiador do carro, em plena Contagem. Eu, a Ana e minha mãe ficamos bem tensos, e quando arrumamos o carro, fomos esperar numa lan house…

Notei que a maquina estava diferente para uma lan house, e quando olhei mais de perto, eis que me deparo com um KDE até primoroso. Abri um navegador, e cai na página do portal criativa (http://www.portalcriativa.com.br) . Eu já conhecia superficialmente o sistema deles, que é uma modificação do Kurumin. Mas o que mais me surpreendeu foi achar um sistema puramente Ubuntu no APT! Deixando as abobrinhas de lado, fotos e screenshot :]

LanOS - Console

LanOS - Aplicações

LanOS - Games

Conversei com a proprietária, e ela disse que pensa em voltar pro windows por diversos problemas, e eu contra-argumentei que estes poderiam ser sanados com a ajuda da comunidade, portanto, fica o convite até mesmo ao pessoal do UbuntuGames para ajudar que mais lans e esta lan funfe com linux.

Anúncios

25 Comentários »

  1. Fantástico! As lan houses deveriam adotar essa idéia, ao invés de utilizar um Windows piratiado, correndo o risco de uma fiscalização, ou até mesmo pagar pela licença do Windows original.

    Viva o Software Livre!

    Comentário por Kronuz — 25/12/2006 @ 15:32 | Responder

  2. Aeee Leleo !

    Arrasou novamente converssando e convencendo a doninha que o mundo livre é bem melhor ;-) !!!

    E os usuários ? Eles comentam alguma coisa ? Acham o quê que é ? Hehehehe a nova versão do ruindows ? Ahuauhahuahu !!

    Obs.: As imagens não estão sendo possíveis de vê-las em alta resolução.

    Vlw ae, parabens !

    Comentário por Bráulio — 29/12/2006 @ 12:24 | Responder

  3. Olá, Leonardo.

    Sou Mauro Xavier, o criador do empacotamento LanOS. Gostaria de esclarecer aos seus leitores de seu blog que o LanOS não é uma distribuição Linux, é apenas um conjunto de programas que desenvolvi para complementarem o funcionamento do Linux Ubuntu na utilização em uma Lan House.

    O gerenciador de janelas que você viu não é um KDE, é um IceWM severamente modificado somando ao idesktop. O LanOS não é baseado no Kurumin, apenas nas primeiras versões, que antes se chamava CloneX, é que o Kurumin foi utilizado, se bem que não tenho nada contra esta distribuição, pelo contrário, tudo vem para somar.

    É uma pena que vários proprietários que recebem a implementação do sistema acabem o fazendo apenas para se legarizarem, pois o Linux no geral tem muitas vantagens mas quando é utilizado sem a conscientização certa acaba-se criando a idéia “não é Windows”. Acredito que tudo seja uma questão de costume e cultura.

    No meu caso não utilizo o Windows há anos e realmente não sinto falta, pra falar a verdade todas as vezes que sou obrigado a usá-lo quando atendo algum cliente tenho até receio por causa de quantidade absurda de vulnerabilidades já tão comprovadas, parece teoria da conspiração, mas não consigo mais usar Windows.

    Quem quiser conhecer mais sobre o LanOS e o gerenciador LanBr basta entrar em http://www.portalcriativa.com.br

    Desejo um abraço a todos e estou à disposição para maiores esclarecimentos.

    Comentário por Mauro Xavier — 08/01/2007 @ 18:04 | Responder

  4. Mauro,

    Quando conheci o Kurumin, por muito participar do FGDH, e logo depois do forum do Kurumin migrar para fora do FGDH, eu vi um post gigantesco sobre jogos no Kurumin, que finalizou na criação do LanOS como sistemas para lanhouse (Se estiver errado, me corrija, pois não acompanhei todo o tópico). Eu descobri um tempo depois, uma Lan em BH que trabalhava com o sistema de vocês, e a coisa que eu mais achei bacana foi que tudo lá funcionava.
    O que me deixou pasmo com a lan que visitei agora é que a proprietária queria retirar o Linux de lá devido a vários problemas de suporte e de bugs (e que segundo ela é demorado e é só uma pessoa que faz). Eu concordo com a questão de ser cultura de achar windows ou não windows, até porque nem sempre as pessoas tem a impressão do Linux como ele corresponde com a realidade hoje, mas ainda assim acho importante que antes disso, a coisa funcione.

    Claro que hoje contamos com um suporte de um dado grupo de usuários ou uma empresa como o Portal Criativa, versus uma pancada de técnico que cobra R$30,00 pra formatar um windows e acha que ta ganhando dinheiro (até teve discussão no FGDH sobre isso), e pras lans, que não podem parar meio segundo ou já estão no prejuizo (sem ter que parar já pode ter, como com a não aceitação do sistema – por exemplo – linux).

    Como eu estou sabendo somente do início do LanOS, e o que lí agora (que devo confessar que me deixou contente) que ele trabalha com base Ubuntu, vejo uma grande possibilidade de integração com o Ubuntu Games e com a comunidade do Ubuntu em geral, até mesmo para prover suporte e arrumar bugs.

    E ainda acho que o Linux (principalmente depois do Ubuntu e do Kurumin) pode ter um grande filão a preencher no quesito Desktop.

    No mais, agradeço o comentario (que confesso, surpreendeu), e por saber que o sistema está ativo, operante, e com uma base solida, como a do Ubuntu/Debian.

    P.s: Se quiser derivar mais o assunto, mail-me: leleobhz[no*******spam]leleobhz.org

    Comentário por leleobhz — 09/01/2007 @ 8:02 | Responder

  5. Pois é, Leonardo.

    Não estou escrevendo esta resposta com a intenção de denegrir a imagem de ninguém ou criticar a postura da proprietária em regredir o estabelecimento para Windows, mas sim justificar algumas coisas.

    A suposta “falta de suporte e bugs” prova o nível de não conscientização da proprietária, infelizmente. Há casos que o proprietário espera uma solução 100% idêntica ao Windows e quando encontra alguma dificuldade classifica como bug. O sistema não apresenta nenhuma falha que seja suficiente para parar todo o estabelecimento (obviamente a não ser em falhas de hardware), então não é justificável todo este alarde em fazer referência a um “suporte demorado”.

    O problema está na idéia de que se um ícone muda de lugar ou uma palavra é diferente, alguns usuários querem respostas instantâneas para este suposto “problema”. Já aconteceu casos do usuário perguntar “cade o Word?”, e eu mostrar o “Editor de Textos Writer”, e eu ainda ouvir: “ah, o Word é um editor de textos?”. Não digo que é o caso desta proprietária, mas não deixa de ser curiosa as reclamações feitas por ela, já que pelo visto ela não estava preparada para receber a migração.

    No ato da implementação o proprietário recebe um contrato com todos os limites do sistema, o assina e fica ciente de tudo, mas depois começam as reclamações, onde na maioria das vezes estão relacionadas dentro dos limites que são claramente explicados e expostos no mesmo contrato.

    Enfim, enquanto houverem proprietários que desejem utilizar o Linux com a única intenção de legalizar o estabelecimento, ainda existirão reclamações.

    Garanto que todos os que insistiram no Linux por o conhecer anteriormente e por desejarem contar com suas vantagens (como maior segurança e isenção de vírus, por exemplo), estão contentes e plenamente cientes de que não é e nunca será igual ao Windows, pelo contrário, esta não é a intenção do Portal Criativa ao desenvolver o LanOS para complementar o Ubuntu.

    Veja que nós do Portal Criativa poderíamos evitar tudo isso impedindo a implementação em estabelecimentos onde não existisse a conscientização correta, mas a partir do momento que o LanOS está como um produto comercial o consumidor pode exigir o direito de comprar a sua implementação, e negá-la vai contra o código de defesa do consumidor, portanto o máximo que podemos fazer é utilizar este contrato e explicar tudo o que poderá acontecer e mostrar que o Ubuntu + LanOS não é igual ao Windows. E mesmo assim, certas situações ainda são inevitáveis.

    Agradeço este espaço e preferi não responder particularmente em seu e-mail para que todos os leitores pudessem acompanhar o caso.

    E quanto a proprietária, faremos o máximo para que ela se adapte e conviva com as diferenças, esperamos que ela não retorne ao Windows, mas também não pressionamos ninguém a utilizar o Linux. É uma questão de escolha.

    Abraços,

    Mauro Xavier.

    Comentário por Mauro Xavier — 11/01/2007 @ 13:58 | Responder

  6. Seria ótimo se tivessemos uma lista de LanHouses Linux divulgada amplamentes em alguns portais. Isto é: lanhouses que só usam linux por filosofia do seu próprio dono. Além disso, poderia haver um tipo de banner padrão grande e chamativo do tipo “Lanhouse Linux!” ou “Lanhouse Livre”, distribuído gratuitamente ou a preço de custo por alguma associação de software Livre para as lanhouses da categoria Linux!. Isso seria algo como um selo de qualidade. Uma versão menos restrita do selo seria um banner “Lanhouse – Aplicações Livres”, para lanhouses que usam Windows mas apenas com aplicaçoes livres (nada de cursinhos de word, excel, etc…).

    O Portal Criativa não quer bancar uma primeira tiragem dos selos para as lanhouse que já usam o LanOS?

    Onde poderíamos disponibilizar as listas de lanhouses livres?

    Abraços
    Hugo

    Comentário por Hugo nascimento — 06/12/2007 @ 21:24 | Responder

  7. O problema é achar as Lan Houses e protocolar. Li estes dias na BR-Linux (http://br-linux.org/linux/linux-em-mais-lugares-inusitados) uma noticia falando sobre Linux em terminais de atendimento e empresas. Acho que seria um projeto interessante se alguém quisesse levantar esses dados. A idéia do banner precisa de uma idéia mais madura sobre o modelo de negócios em Lan House com Linux, mas e interessante sim, e pode ajudar a aumentar o uso do Linux (Mas não sozinho).

    Comentário por Leonardo Amaral — 09/12/2007 @ 6:38 | Responder

  8. Esta é pro mauro Xasvier:
    Cerca de 150 LanHouses foram fechadas na região do litoral Norte de São Paulo na semana passada.
    Motivo:
    Licenciamento do Sistema operacional.

    Ja recomendei seu site para alguns clientes e amigos espero que voltem a funcionar suas lans em breve.

    Comentário por Borys Yeltsin — 14/01/2008 @ 17:33 | Responder

  9. Minha lan house e totalmente em linux ubuntu com aparencia de windows,muito show naum da problema com varios jogos free e o cs source muito bom em portugues o gerenciador lanbr.se alguem quiser eu indico a pessoa que instalou esse sistema pra mim,sai bem mais barato que colocar o windows original.fica tudo legalizado.

    Comentário por heverton — 23/01/2008 @ 10:24 | Responder

  10. Sou dono de Lan House na cidade de Pindamonhangaba-SP.. e estou testando um SO Linux (Ubuntu)para reformular a minha Lan em relação valores finais de SO… pois fica muito dificil achar uma pessoa que vá abrir uma lan com pelo menos 20 pcs ter o valor de R$300,00 por maquina pela licensa ou pagar R$590,00 do SO Win XP na loja…já conheço o kurumin 7, Linux é um sistema operacional maduro que tem td pra ser uns dos melhores…e se tem alguém que ainda torça a cara pra ele …é td questão de costumes e de não conhecer o SO… tenho ele em uma maquina pessoal minha e tbm uso o cd para fazer manutenção em pcs que tem Windows xp pois as ferramentas que ele possui são incriveis td em um lugar só sem precisar de ficar instalando e retirando programas do pc de clientes…ainda tenho muito que testar pra realmente passar meus pcs para linux coisa que eu queria fazer o mais rapido possivel…até mais…e se alguém tiver soluções para lan em linux por favor me avisse meu email é bernardes007@hotmail.com

    Comentário por Marcelo — 31/01/2008 @ 20:19 | Responder

  11. Se você quer ter dor de cabeça instale linux na sua lan house, ou se asua sogra for trabalhar para voce tudo bem.

    Profissionais sãolimitados.

    Quando acha são R$ 100,00 por máquina.

    Seus jogos serão limitados.

    Quando voce recebe um arquivo do windows ele desformata todo e nem cristo para acertá-lo.

    Comentário por william fanti — 16/03/2009 @ 20:56 | Responder

    • AMIGO SE VC QUER TER DOR DE CABEÇA USE WINDONS PIRATA OU ESTUDE UM POUCO SISTEMA LINUX A DOR DE CABEÇA É PARA QUEM TEM PREGUIÇA DE PESQUISAR OU É ADEPTO EM PAGAR UM ABSURDO EM LICENÇA EU USO LINUX UBUNTU EM MINHA LAN E É MUITO BEM ACEITO

      Comentário por FLAVIOKASSIO — 17/11/2009 @ 14:34 | Responder

  12. Comentário desnecessário e infelz William. Vou comentar por trechos (E considere a primeira linha comentada).

    Os profissionais que tem conhecimento em Linux hoje não são tão limitados assim (Veja como a LPI cresce no Brasil). Cobrar R$100,00 por máquina você cai na mesma discussão do técnico de Dez Reau. Um técnico decente em Windows também não vai te cobrar diferente disso, mas com certeza você acha mais profissionais de Dez Reau assim como você acha cópias ilegais de Windows por ai. http://www.guiadohardware.net/comunidade/cobrar-servicos/955640/

    Seus jogos serão limitados? http://www.ubuntugames.org/ http://appdb.winehq.org/ (Olhe o TOP10) http://www.cedega.com/. O problema é que você (Pelo menos eu entendo assim, me corrija se estiver errado) quer games de graça e rodar isso de graça. O custo do Linux e MUITO elevado em relação a LAN pirata, mas não em relação as licenciadas e legalizadas (http://www.submarino.com.br/produto/12/21425082/dvd+rom+nero+9?menuId=1475 + http://www.submarino.com.br/produto/12/21436337/mcafee+virusscan+plus+2009+-+1+user+(promo+attack)?menuId=1475 + http://www.submarino.com.br/produto/12/21383528/dvd+rom+windows+vista+home+premium+full+com+sp1?menuId=1475 + http://www.submarino.com.br/produto/12/1862064/office+2007+home+e+student+(3+usuarios)?menuId=1475 = R$926,90 e eu nem contei os jogos e outras parafernalhas mais). O Cedega roda praticamente tudo, mas é pago.

    Voce recebe arquivos e desconfigura? Sorry mas essa não cola. Eu abri arquivo de Office 2007 no BrOffice na faculdade e formatou direitinho, e ainda gerei o PDF pro meu colega imprimir. Não preciso dizer o quanto ficaram de boca aberta. Se voce pensa em abrir arquivos do Corel (E oia q algumas versões rodam no Linux via Wine) por exemplo, no piratão é facil, mas legalizado é http://www.submarino.com.br/produto/12/21348304/coreldraw+x4 (Oia a facada).

    E tem também a curva de apreendizado. Não seria Linux se fosse igual ao windows, mas mesmo assim você consegue prover uma interface ainda mais facil para seu cliente, a troco de você saber mexer no sistema.

    Acho balela o que você está alegando, e apesar de ter criticado algumas coisas do Mauro, o projeto dele é pioneiro, e foi ele que abriu a mente para o Linux entrar nas LanHouses. Sugiro que você o procure antes de dizer isso (E eu garanto que você ja tentou fazer uma Lan com Linux, pelo que você está me dizendo, mas garanto também que fez com pessoas erradas, do jeito errado e com a mentalidade errada).

    Comentário por Leonardo Amaral — 17/03/2009 @ 8:50 | Responder

  13. Leonardo, agradeço profundamente a postagem de sua mensagem com uma abordagem lúcida e sincera.

    Todas as reclamações do Sr. William Fanti não condizem com a idéia da utilização CONSCIENTE do Linux nas lans, mesmo no emprego da solução LanOS. Cheguei recentemente a criar o “Clube Portal Criativa” para desvincular o valor de serviços por PC (para não passar a impressão de licenciamento comercial da distribuição), onde mudei radicalmente a idéia para comportar o suporte e tutoriais em um site com sessões fechadas para os sócios, cujo a intenção é tornar cada cliente um verdadeiro entusiasta. Segue então o padrão de consciência de cada um.

    Somente para esclarecer, é lógico que os parceiros (técnicos de campo, empresas de suporte etc) afiliados ao Portal Criativa poderão cobrar por PC, afinal, é serviço de instalação e configuração, nada mais, MAS o Portal Criativa em nenhum ponto ganha por PC.

    Eu em minha empreitada neste ramo posso considerar casos e casos… Há os clientes que são ou se tornaram entusiastas utilizando o Linux na lan, com ou sem minhas soluções (LanOS, LanBr etc).

    Mas há o cliente que não queria o Linux, queria WINDOWS GRATUITO. E por mais que se explique tudo no ato do serviço, não vai adiantar, ele somente fica com o Linux pelos supostos custos referentes ou desespero de se “regularizar”, e mesmo assim reclama. Neste caso NÃO LEVANTO BANDEIRAS, acho que para alguns usuários seria mais prático colocar Windows e pagar por ele logo de uma vez. É impressionante como conseguem se martirizar a ponto de explodir o TCO Linux x Windows nas Lans nestes casos, o que eu considero quase impossível se o usuário tiver um pouco de empenho e força de vontade. Para isso criei o “Clube Portal Criativa”, para ajudar a quebrar este dogma do TCO negativo na utilização do Linux em algumas lans.

    Cada caso é um caso, e cada um escolhe em qual categoria quer se encaixar, do contrário eu não teria mais de 300 clientes com um índice de mais de 90% de sucesso na migração / implementação.

    Abraços a todos.

    Comentário por Mauro Xavier — 24/03/2009 @ 0:36 | Responder

  14. De pensar que quando eu acho que a thread morreu o Mauro vem e manda uma resposta dessas :p Acho que já consolidamos o problema do Linux nas LANs (E o problema parece ser de BIOS). Achei realmente bacana a idéia do Clube e espero que os clientes do Portal Criativa assimilem e gostem da idéia.

    P.s: Acho que vou pinar essa thread na primeira página :p

    Comentário por Leonardo Amaral — 24/03/2009 @ 8:24 | Responder

  15. Pois é, também achei que a thread tinha morrido, mas quando vi a postagem achei que eu tinha que dizer algo a respeito, mesmo com sua resposta já tão clara e objetiva.

    Nada como a internet, a gente se surpreende com cada coisa… Esta thread é da época da primeira versão do LanOS 5, e uau, já estamos na versão LanOS 7 e tantas coisas também mudaram na forma que oferecermos nossos serviços. Reler todo o post desde o começo foi uma verdadeira volta ao passado ;)

    Abraços.

    Comentário por Mauro Xavier — 24/03/2009 @ 8:36 | Responder

  16. Hahahaha, daqui a pouco vira chat :p

    De pensar que este post é de 2006! Como o tempo passa mesmo. Mauro, pretendes ir ao FISL esse ano?

    Comentário por Leonardo Amaral — 24/03/2009 @ 8:53 | Responder

  17. Eu adoraria, mas não sei se terei como ir, já que ultimamente eu gostaria de me desdobrar em 2 ou 3, ando fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e tocando muitos projetos…. ahhh, nada como a crise, a gente sempre cresce com ela ;) (cresce do lado espiritual e profissional, mas financeiramente é uma guerra).

    (Ps.: acho que já virou chat)

    Comentário por Mauro Xavier — 24/03/2009 @ 9:23 | Responder

  18. Hahaha, eu acho que vou novamente ao Fisl pelo Textolivre (Ainda mais agora que assumi a coordenação junto com a Daniervelin). Se você for, tente me achar lá, 99% de chance de ter-mos um GUS lá.

    Comentário por Leonardo Amaral — 24/03/2009 @ 9:28 | Responder

  19. cara tabem gostei do linux nas lan houses..

    Comentário por João — 15/05/2009 @ 16:35 | Responder

  20. olá, gostaria de saber se alguém pode me dizer qual linux usar quais programas e qual gerenciador de lan posso usar tb
    desde ja agradeço!!

    Comentário por Adolfo — 29/06/2009 @ 19:39 | Responder

    • se der me adicionem no messenger cientistacomp@hotmail.com

      Comentário por Adolfo — 29/06/2009 @ 19:41 | Responder

    • ADOLFO EU USO O UBUNTU 9.10 COM O MAIN CONTROL SERVER ESTOU USANDO ELE DESDE O COMEÇO NÃO TENHO PROBLEMAS COM ELE A UNICA COISA QUE O PESSOAL ESTRANHA É O MSN POIS O MAIS PROXIMO QUE CONSEGUI FOI O EMESENE DEPOIS DO PRIMEIRO USO O CLIENTE SE ABITUA

      Comentário por FLAVIOKASSIO — 17/11/2009 @ 14:41 | Responder

  21. Existe um outro gerenciador de lan house chamado Main Control, totalmente em portugues e bem fácil de usar e instalar, atualmente ele apesar de ainda estar em desenvolvimemnto, ele está plenamente funcional, quem quiser experimentar esse é o site do projeto http://maincontrol.com.br/ que tambem conta com um sistema de acesso remoto via web que dispensa preocupacoes com firewall ou roteamentos tipo o logmein so que sem precisar realizar nenhum cadastro

    Comentário por anticodebr — 18/08/2009 @ 17:08 | Responder

  22. Faço manutenção em uma lan com 15 PCs, to tentando convencer a dona a colocar ubuntu nas maquinas, mas ela resiste, dizendo que prefere o windows, porque e mais bonitinho, Eu ate agora não entendi o que ela quer dizer com isso, mas continuarei tentando.

    Comentário por Julio Silva — 27/04/2010 @ 23:49 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: