Ubuntu na terra do pão di queijo

25/02/2007

Uma Análise de Custo da Proteção de Conteúdo do Vista

Filed under: Micosoft — Leonardo Amaral @ 10:20

Vasculhando por ai por skins para meu MP3 player do palm, achei uma assinatura nun forum que citava uma matéria, peguntando se era isso mesmo que você queria e oferecendo o Ubuntu como alternativa.

A matéria, no link http://www.cs.auckland.ac.nz/~pgut001/pubs/vista_cost.html, cita questões sobre o uso de hardware, a autenticação de drivers, o bloqueio de drivers open-source ou alternativos, por chekagem hardware/software (o “tilt-bit”), problemas de desempenho devido a criptografia (ele criptograva tudo que vai pra I/O), e muitas outras coisas.

Acho que mesmo sem este artigo, estava bem claro que o Vista seria uma perda de desempenho para algo que não interessa ao usuário, e sim a Microsoft e a industria, e este artigo veio consolidar com fatos esta posição.

ADENDO: O leitor “usucapiao” acrescentou o link http://www.firingsquad.com/hardware/ati_nvidia_hdcp_support/page2.asp que cita especificamente a proteção da saída de conteúdo protegido pelas adaptadoras gráficas. Gostaria de salientar o seguinte comentário:

“We’ve been able to confirm that none of the Built-by-ATI Radeons support HDCP. If you’ve just spent $1000 on a pair of Radeon X1900 XT graphics cards expecting to be able to playback HD-DVD or Blu-Ray movies at 1920×1080 resolution in the future, you’ve just wasted your money.”

Traduzindo:

“Nós podemos garantir que nenhuma das “Built-by-ATI” (Feitas pela ATI) suportam HDPC. Se você gastar U$$1000,00 em um par de Radeon X1900 XP, esperando ser capaz de reproduzir filmes em HD-DVD ou Blu-Ray na resolução de 1920×1080 no futuro, você desperdiçou seu dinheiro.”

Ou seja: O vista exige um hardware completamente violento para rodar com alguma eficiência, e quando o usuário acha que pode fazer algo com o hardware super-hiper-mega potente que ele comprou, dizem que ele não pode porque é ilegal? Porque precisa ter controle nos dados transportados entre as controladoras?

Deixarei os senhores tomarem suas conclusões.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Realmente é chocante essa análise do Peter Guntmann, a exigência de um processador para a criptografia já ridicula, agora o DOS por causa de drivers considerados inseguros foi o ápice da insanidade, fui tentar dialogar com o pessoal de um fórum no qual participo sobre os malefícios de um dos itens comentados nesse paper, mais precisamente sobre o uso do hdcp e a degradação da qualidade do “conteúdo protegido” quando não usado o hdcp. Advinhe o que aconteceu? Um fã-boy indignado ou então um funcionário da MS, mais parecia a segunda opção e discorreu a falar horas sobre os benefícios e a provocar a criação de um flame sendo nada objetivo ou mesmo realista.

    Mais um link para você a respeito do Vista e dessa insana forma de segurar os usuários e forçá-los a comprar “tecnologia” das quais não precisam.

    O Fiasco do HDCP (Iglês)
    http://www.firingsquad.com/hardware/ati_nvidia_hdcp_support/page2.asp

    Comentário por usucapiao — 26/02/2007 @ 15:23 | Responder

  2. Como muitas das “regras” impostas ao mercado pela empresa de Redmond esta vai ser abrandada ou mesmo esquecida em pouco tempo. Enquanto a discução é feita entre técnicos, teóricos e catedráticos do mundo da tecnologia o tema não ganha a abrangência que deveria ter. Quando esta regra começar a incomodar o consumidor médio que, economizando muito, coseguiu comprar o conjunto (quase inacessível para os nossos padrões): hardware completamente compatível com o VISTA, monitor LCD compatível com padrão HD, placa-de-vídeo compativel com HD e finalmente um leitor/gravador de mídia compatível com HD e perceber que o VISTA simplesmente não permite que ele reproduza seus vídeos favoritos a M$ vai abrandar ou mesmo recuar desta política. O controle de conteúdo então será apenas mais um subsistema esquecido no registro como tantos outros.
    Caso esta política realmente persista em toda ua abrangência veremos uma explosão de aceitação dos SO non-windows porque as reais aplicações do HDCP simplesmente tornam impraticável o uso do PC como ferramenta seja ela de entreterimento ou de trabalho.

    Comentário por nerdiando — 01/03/2007 @ 9:54 | Responder

  3. é impressão minha, ou a microsoft visa obrigar o consumidor a gastar tanto quanto gastaria com um Mac para manter sua máquina? é isso que eles querem?

    Comentário por gus — 01/03/2007 @ 10:25 | Responder

  4. Existe um “contrato” entre a MS e as empresas fabricantes de Hardware. A MS ficou devendo às fabricando de hardware pela demora no lançamento do Vista, que deveria ter acontecido no fi8nal de 2005. Agora eles estão fazendo pressão para que as pessoas comprem novos hardwares para compensar as “perdas” de vendas nesse período, pois os fabricantes contam com lançamentos periódicos do Windows para realizarem vendas em massa. Como não aconteceu como previsto, algo precisa ser criado para forçar as vendas, o problema é que o truque foi descoberto rapidamente.

    Comentário por Marco Antonio Abreu — 01/03/2007 @ 14:00 | Responder

  5. Senhores, a estória do hardware é esta mesma. Mas o mais interessante é que ouvi hoje sobre a possibilidade de quebra deste sistema (hipoteticamente), e eu acho que, se a idéia não partir da Mico$oft, ninguém vai ter como fazer. Mas a mico$oft sentir-se-á pressionada pelo mercado, assim como foi com a estória do DVD, quem se lembra?

    Comentário por Leonardo Amaral — 01/03/2007 @ 21:27 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: