Ubuntu na terra do pão di queijo

14/03/2007

Brincando com o Bluetooth – Parte 1

Filed under: Portateis,Software Livre,Ubuntu — Leonardo Amaral @ 14:52

Chegou a algum tempo atrás, meu adaptador bluetooth USB, e por ter 2 devices que usam bluetooth para comunicar, passei a investigar o processo de uso deles no Linux/Ubuntu. E me surpreendi mais do que eu imaginava.

Muitos me consideram um herege por usar Kubuntu. Azar deles :] Todo esse artigo foi feito com base no kubuntu. Aqui está meu sources.list, recheado de bons pacotes e o ultimo amarok, koffice e kde (Não esquecendo do meu repositório)!

Também se faz necessário instalar alguns pacotes. Posso garantir a existencia de cada um deles nos repositórios que tenho, mas não no padrão, portanto vejam a minha source.list. São eles:

  • bluez-utils
  • kdebluetooth

Para instalar, no console digite:

sudo apt-get update ; sudo apt-get install nomedopacote

Sem embromação, vamos a primeira parte da coisa, o pareamento.

Pareando dispositivos Bluetooth no Ubuntu/Kubuntu

Este processo é quase invisível para o usuário, bastando editar 1 arquivinho de texto e recarregar o serviço do Bluetooth (Para quem reclama, experimentem restartar o sistema inteiro como no sistema Redmond).


# Para kubuntu/KDE:
sudo kwrite /etc/bluetooth/hcid.conf
# Para gnome (Já disse que esse tutorial não é pro gnome... :p)
sudo gedit /etc/bluetooth/hcid.conf

Neste arquivo temos 3 chaves importantes:

Security: “none” desabilita a verificação da chave, “auto” usa uma chave que vou descrever a seguir, neste mesmo arquivo, “user” em tese pergunta para o usuário, mas comigo não funcionou bem (Nem tentei muito, pois coloquei uma senha padrão e Carpe Diem)

Pairing: “none” desabilita o pareamento, “multi” permite que você pareie o objeto mais de uma vez, vantajoso quando se testa configurações ou quando se tem preguiça. Lembrando que ele sempre pareia quando a chave certa é inserida(Se sua chave for boa, você pode apelar pra comodidade) e “once” permite somente o primeiro pareamento.

Passkey: A chave de segurança.

Tem uma chave curiosa, a name. Ela permite ajustar o nome do computador, incluindo a troca automatica pelo nome da maquina, pela inserção do %h. Este é o meu padrão, e como minha maquina se chama Kahlua*, então vocês sempre o verão pelo artigo.

Assim configurado, salve o arquivo e reinicie o serviço do Bluetooth com o comando:

sudo /etc/init.d/bluetooth restart

Dai é só adicionar como acessório ou dispositivo confiavel, colocando a chave definida na variável acima**. Simples e facil.

Explorando os dispositivos

A maior vantagem do KDE e do GNOME é que tudo que você faz (Ou que seja possivel de fazer dessa forma) aparece como icones no navegador de arquivo. Fica melhor se eu ilustrar essa idéia:

Tela de dispositivos Bluetooth

Os dispositivos aparecem cada um com um ícone. Se eu abro o meu celular (eddie.astolfonet), veja o que aparece:

Tela de serviços oferecidos pelo Telefone.

Como vocês devem ter visto, aparece uma lista de tudo que o telefone pode fazer. Por enquanto (no KDE), somente a transferencia de arquivo é feita por lá, o resto é um conjunto de aplicações externas. Mas não é algo de se preocupar, pois o KDE4 tá pra sair do forno, ai as coisas vão amadurecer. Mas não se preocupem, pois dá pra fazer tudo.

Fim da parte 1.

* Kahlua é um licor derivado do café mexicano, e leva o nome da melhor cafeteria de Belo Horizonte.

** Prometo testar o modo ask para ver se ele pergunta a chave. Já tenho alguma ideia de como isso funciona.

18 Comentários »

  1. Falou e disse conterrâneo!

    Comentário por luizao — 15/03/2007 @ 16:57 | Responder

  2. […] em: Portateis, Software Livre, Ubuntu — Leonardo Amaral @ 20:55 Como continuação da parte 1, as proximas partes abordarão os recursos disponíveis no KDE em relação ao bluetooth e a […]

    Pingback por Brincando com o Bluetooth - Parte 2 « Ubuntu na terra do pão di queijo — 15/03/2007 @ 20:55 | Responder

  3. onde está sua source.list ??
    eu nao encontrei aqui no site!

    Comentário por Rafael — 16/03/2007 @ 14:07 | Responder

  4. Rafael, tá editado o artigo e o site, ok?

    Comentário por Leonardo Amaral — 16/03/2007 @ 14:28 | Responder

  5. Nao consigo acessar a sua souce.list. Que faço?

    Comentário por Igor — 17/03/2007 @ 15:56 | Responder

  6. Possuo um note ACER EXTENSA 4620Z e ainda nao consegui configurar o bluetooth no UBUNTU 7.10. Pode me ajudar?
    OBS.: Qdo eu comando:
    hcitool dev (ele aparece DEVICE: Sem nada….)
    Qdo comando:
    hcitool scan
    Aparece:
    Device is not available: No such device
    Qualquer dica ja ajuda…
    racosme@gmail.com

    Comentário por Rafael — 18/11/2007 @ 13:05 | Responder

  7. Rafael, tente ver no dmesg se o linux realmente esta reconhecendo seu Bluetooth e veja se o RF dele está ligado. Se quiser colar o dmesg, pode usar o pastebin.ca e mande o link pra cá.

    Comentário por Leonardo Amaral — 25/11/2007 @ 8:55 | Responder

  8. […] o Bluetooth no Ubuntu, segue os links: Bluetooth Ubuntu 1 Bluetooth Ubuntu […]

    Pingback por Configurar o Bluetooth no Debian, Ubuntu, Windows XP e Vista | Vomicae™ — 27/11/2007 @ 18:41 | Responder

  9. Oi!!! tenho o Ubuntu studio 8.04 no meu pc, instalei os pacotes que vc falou. Dai que eu consigo mandar do pc para o cel, mas nao do ceel para o pc!!! não consegue conectar(diz o cel) oq eu faço? Ah, não entendi o lance do “name”, dá pra explicar pra um leigo!!! rsrs!!! Vlw!!! ABÇS!!!

    Comentário por Renato — 28/04/2008 @ 3:27 | Responder

  10. Renato, imagina essa chave como sendo o nome da sua máquina mesmo. No seu celular também tem como colocar esse nome, e é ele que aparece quando você dá um scan devices.

    Eu me certificaria de que você realmente tenha pareado os dispositivos antes de se conectar (Vá no celular e pede pra adicionar um acessório ou para parear, dai ele acha o nome da sua maquina e pede senha. Digite a mesma senha no PC e no celular e pronto).

    Comentário por Leonardo Amaral — 28/04/2008 @ 7:34 | Responder

  11. Olá, muito legal teu tutorial, mas tenho um problema rsrsrs
    não tenho o arquivo /etc/bluetooth/hcid.conf em meu diretório /etc/
    pode me ajudar a configurar um?
    obrigado

    Comentário por isaias — 31/03/2009 @ 8:29 | Responder

  12. Gostei muito do sei tuto, apliquei e deu certo. Gostaria de ver mais coisas suas à respeito do ubuntu, pq estou entrando de cabeça nele. Chega de windous…
    abraços

    Comentário por janio de souza — 03/05/2009 @ 21:11 | Responder

  13. Amigo, sabes se é possível acessar o celular pelo console ?

    Comentário por Paulo Franco — 24/05/2009 @ 14:00 | Responder

  14. qnd mandei abrir o arquivo pra configurar abriu uma pagina em branco… e agora??

    Comentário por Elisa — 05/08/2009 @ 16:39 | Responder

  15. Amigo

    no meu etc/bluetooth não tem o arquivo hcid.conf. uso o ubuntu 9.04.

    Comentário por edeval roberto — 09/08/2009 @ 15:40 | Responder

  16. Eu também estou com o mesmo problema. Uso Ubuntu 9.04 e quando abro o hcid.conf é uma página em branco!

    Comentário por Douglas — 25/08/2009 @ 20:21 | Responder

  17. pow, to com problemas aqui no meu inspiron 14R com fedora 20, eu removi tudo aqui e instalei o CentOS, na primeira vez ele abriu com o bluetooth, mas quando eu fui desabilitar ele desabilitou, e depois ja era, deu pau geral, mas tava fincionando, e aparece quando eu comando lsusb, veja ai a saida do terminal:
    [root@localhost eclipse]# lsusb
    Bus 002 Device 016: ID 0cf3:3005 Atheros Communications, Inc. AR3011 Bluetooth
    Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
    Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
    Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
    Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
    Bus 001 Device 004: ID 1bcf:2880 Sunplus Innovation Technology Inc.
    Bus 001 Device 003: ID 0bda:0138 Realtek Semiconductor Corp. RTS5138 Card Reader Controller
    Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
    Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
    [root@localhost eclipse]#
    que que pode estar acontecendo?

    grato

    Comentário por Armando Marques Sobrinho — 14/02/2014 @ 21:03 | Responder

  18. […] chip Integrated System Solution Corp. KY-BT100. Muito bom, totalmente compatível. Bastou seguir essas dicas para acessar meu celular Nokia e baixar/enviar […]

    Pingback por Pendrive e dongle Bluetooth | Mundo Open Source — 25/06/2014 @ 16:27 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

