Ubuntu na terra do pão di queijo

08/05/2008

Entrevista comigo sobre meios de comunicação

Filed under: Diversos,Software Livre,Ubuntu — Leonardo Amaral @ 22:44

Todos já sabem que faço parte do projeto Textolivre e do projeto Semiofon. Em uma das aulas lecionadas online via IRC, a tarefa dos alunos era fazer uma entrevista no IRC com algum membro da comunidade. Fui escolhido pelo minds e segue o conteúdo da entrevista. Vale muito a pena a leitura, principalmente pela ênfase no meio de comunicação.

-!- Irssi: Starting query in Freenode with minds
<leleobhz> manda brasa
<minds> ah soh
<minds> vamos lá.....
<minds> tipo, a quanto tempo vc participa de comunidades no IRC?
<leleobhz> bom, eu disse isso tb no canal do lado (#acris), mas ja devem ter 8 anos +-
<minds> de quantas comundades vc ja participou no irc?
<minds> ou melhor vc acha q a intencionalidade de suas comunidades é bem desenvolvida no irc?
<leleobhz> hmmmm.... vou ponderar que comunidades sao canais
<leleobhz> claro!
<leleobhz> esse mundo que voces tao vendo ai e bem limitado
<leleobhz> este servidor que voces estao conectados agora é um aglomerado de uns 10 servidores pelo mundo
<leleobhz> para voce ter noção de como as coisas são movimentadas por aqui
<minds> mas por exemplo existem outros meios para poder abordar os assuntos que vc abordam no irc, blog, fóruns..sei lá... essa prática de participação em canais só se resume no IRC?
<leleobhz> sao meios diferentes
<leleobhz> (vou colar uma estatisticazinha aqui - ela vem quando se conecta ao servidor)
-!- Irssi: Pasting 6 lines to minds. Press Ctrl-K if you wish to do this or Ctrl-C to cancel.
<leleobhz> 07:27 -!- There are 23119 listed and 19095 unlisted users on 28 servers
<leleobhz> 07:27 -!- 43 flagged staff members
<leleobhz> 07:27 -!- 20114 channels formed
<leleobhz> 07:27 -!- I have 5271 clients and 0 servers
<leleobhz> 07:27 -!- Current local  users: 5271  Max: 6895
<leleobhz> 07:27 -!- Current global users: 42214  Max: 48276
<leleobhz> voltado ao assunto
<leleobhz> sao sistemas diferentes
<leleobhz> pense no tipo de escrita mesmo...
<leleobhz> a maior propriedade do IRC e ser um sistema de resposta rapida, com mensagens curtas, e separados por temas (canais)
<leleobhz> ou seja, a comunicação por ele é em tempo real
<minds> uai, a escrita é significativamente discrepante em meios virtuais distintos?
<leleobhz> sim
<leleobhz> o blog e voltado para divulgação de textos
<minds> sei...
<leleobhz> pense
<leleobhz> tu escreve exatamente como fala?
<minds> claro que não...
<leleobhz> tu escreve uma carta tal como um telegrama ou um bilhete que corre pela sala enquanto tem aula?
<minds> tbm não...
<leleobhz> o irc e outras tecnologias, como o msn, sao como os bilhetinhos da sala
<leleobhz> curtos, rapidos, diretos e separados por assunto
<minds> entendo o que vc quer dizer...
<leleobhz> ja o blog tem recursos para divulgação de uma ideia mais completa
<leleobhz> os foruns tem por objetivo o feedback
<minds> sei...
<leleobhz> ou seja, voce precisa muito das respostas das outras pessoas
<leleobhz> tipicamente usado quando voce precisa de ajuda
<minds> mas o irc tbm funciona assim, não?
<leleobhz> sim
<minds> tipo, dúvidas a respeito de sistemas operacionais livres...
<leleobhz> essa discussao sobre o irc se parecer com o forum ja tem muito tempo
<leleobhz> e o povo quebra o pau com isso faz bastante tempo
<leleobhz> minds o problema todo e que a comunicacao via irc e muito rapida
<minds> e já se chegou a uma distinção realmente boa??
<leleobhz> e existem problemas que demandam atitudes demoradas para resolver
<minds> além da rapidez?
<leleobhz> pois e
<leleobhz> EU considero hoje o seguinte
<leleobhz> o irc e viavel para duvidas pequenas e rapidas
<leleobhz> por exemplo, como eu coloco minha foto no msn
<leleobhz> nem sempre as pessoas todas estao lendo, e ninguem e obrigado a saber
<leleobhz> entao pode ser que naquele momento algum sabichao consiga te responder
<leleobhz> mas com o furor das coisas, com 10 minutos a tua pergunta some, dai ninguem mais ve
<leleobhz> e torra muito a paciencia do pessoal ficar repetindo a mesma coisa sempre
<minds> verdade...
<leleobhz> quando voce tem por exemplo uma webcam que nao funciona
<leleobhz> nao existe so uma variavel envolvida no processo
<leleobhz> pode ser necessario instalar alguma coisa, que nem sempre é simples
<leleobhz> dai tem a vantagem do forum
<leleobhz> o forum nao tem uma comunicacao tao rapida porque as pessoas nao ficam sabendo em tempo real o que se passa la
<leleobhz> mas por isso acaba tal como o email
<leleobhz> voce le o que as pessoas escreveram antes
<leleobhz> como o excesso de coisas pequenas demais tambem enche o saco nesse processo
<leleobhz> o forum passa a ser mais adequado para problemas maiores
<minds> sei...
<leleobhz> essa e uma visao minha, e como eu disse, ha muita discussao sobre esta perspectiva.
<leleobhz> (ufa! :p)
<minds> hehe
<minds> mas vc considera ambos os meios eficazes?
<leleobhz> para o que sao propostos, sim!
<leleobhz> nosso chat agora e o  melhor exemplo
<minds> com a função de elucidar qualquer tipo de dúvida?
<leleobhz> novamente
<leleobhz> 21:47 <leleobhz> para o que sao propostos, sim!
<leleobhz> seria imprativavel esta entrevista num forum
<leleobhz> devido ao tempo de espera
<minds> claro...
<leleobhz> (e uma frase por post realmente enche muito as bases de dados e a paciencia dos leitores, com uma frase a cada 5 linhas)
<leleobhz> entenda, cai no mesmo problema da adequação ao meio
<leleobhz> nem sempre e viavel um telegrama ;]
<minds> mas ainda nessa relação entre fóruns e chats, vc acha que, sei lá, poderiam haver mudanças que facilitariam a operacionalidade dos canais?
<leleobhz> pera ai
<leleobhz> defina operacionalidade e defina canais
<leleobhz> canais no sentido denotativo da coisa é uma propriedade de Relay Chats
<minds> por exemplo, vc acha que poderiam haver mudanças nos fóruns e nos chats para que eles pudessem ser, digamos, melhor aproveitados pelos internautas?
<leleobhz> isso e muito vago
<minds> como assim?
<leleobhz> pense que nao existe so um sistema de chat e nao so um sistema de forum
<minds> sei...
<leleobhz> há varios programas que os donos das comunidades escolhem
<leleobhz> sao blogs
<leleobhz> (ou contem)
<leleobhz> o terra, a uol, o blogger, o wordpress
<leleobhz> cada um tem seus recursos, dai o usuario tem que escolher o que ele quer
<leleobhz> mesma coisa
<leleobhz> o msn e um protocolo tao instantaneo quanto o IRC (nao que eu goste dele0
<leleobhz> mas a falta de definição clara de salas pode ser um processo atrapalhativo
<leleobhz> ja que o IRC foca em dividir por tematicas
<leleobhz> e o msn nao tem divisao alguma, a unica relação que há é entre usuarios previamente conhecidos
<leleobhz> e a divisao por tematicas permite que voce tenha contato com pessoas do mesmo interesse
<minds> mas ainda assim, vc acha que poderiam haver qualquer tipo de mudança, por exemplo, no IRC?
<leleobhz> ou seja, se eu sou usuario do ubuntu, eu vou conhecer pessoas que usam o ubuntu
<leleobhz> bom, o IRC é igual a USP: Dinossauros não mudam
<leleobhz> ;]
<leleobhz> o IRC foi definido em uma RFC fazem muitos anos
<leleobhz> (RFCs sao como as normas da abnt para protocolos)
<leleobhz> mas ele foi feito para ser o mais estupido possivel
<minds> sei...
<leleobhz> igual o orkut
<minds> rs
<leleobhz> e o sistema mais estupido do mundo
<leleobhz> pare pra pensar
<leleobhz> uma pagina pessoal, uma pagina de recados, fotos e videos e comunidades
<leleobhz> ora, tem coisa mais estupida q isso?
<leleobhz> dai o orkut foi sendo moldado pelos usuarios
<leleobhz> hoje você vê de tudo no orkut
<leleobhz> mas o sistema boboca continua o mesmo
<leleobhz> (tanto que qualquer mortal usa)
<minds> pois eh
<leleobhz> o irc é muito parecido nesse aspecto
<leleobhz> ele se forma com os usuarios fazendo dele o que quiser
<leleobhz> pense bem, usando este recurso que estamos agora, existem programas de compartilhamento de arquivos
<minds> entendo...
<leleobhz> voce chama um robo no chat privado e vai dando comandos pra ele
<leleobhz> quando voce manda ele te entregar um arquivo, ele te envia um DCC
<leleobhz> (equivalente ao envio de arquivos do msn)
<leleobhz> entende?
<minds> ah tá
<leleobhz> nós temos nas salas de irc da Prof. Ana Cristina o logzinho
<leleobhz> um bot que lê todas as conversas e as salva para serem lidas na web
<leleobhz> nao deixa de ser uma forma de expandir o IRC
<leleobhz> e não se faz necessária nenhuma mudança no protocolo (e imagine você tentando mudar isso :p)
<leleobhz> (e enquanto isso já tem trollagem no canal #acris)
<minds> mas todos podem fazer canais no irc?
<minds> sobre qq assunto?
<leleobhz> sim!
<leleobhz> e a pessoa que cria passa a ser o dono (se ela registrar permanentemente o canal)
<minds> me parecem muito formais os assuntos tratados no irc, será por isso q não recursos para exibição de imagens?
<leleobhz> dai cai em uma lista de acessos (papo técnico que se vc interessar, te dou uma aula de irc)
<leleobhz> minds nao
<minds> não há*
<leleobhz> o IRC so prevê testo
<leleobhz> ops
<leleobhz> s/testo/texto/g
<leleobhz> o IRC e um protocolo bem antigo
<leleobhz> da época que transmitir dados a 0.9K era aceitavel
<minds> sei...
<leleobhz> o IRC é um protocolo terrivelmente enxuto
<leleobhz> para voce ter ideia
<leleobhz> cada mensagem contem um campo indicando pra onde vai e a mensagem
<leleobhz> o resto o servidor que checka
<leleobhz> minds voce pode implementar o processo de IRC com uma velocidade ate razoavel usando-se de avioezinhos de papel se quiser
<leleobhz> de tao leve que é o protocolo
<leleobhz> agora vou fazer uma pergunta pra você
<leleobhz> o que você pretende fazer com este material?
<minds> claro
<minds> bom
<minds> é uma proposta de trabalhar com a área de análise do discurso, na letras
<minds> porém, no âmbito virtal
<minds> no seu caso, no irc
<leleobhz> eu to pensando em publicar isso
<minds> entende?
<minds> sério?
<leleobhz> ;]
<leleobhz> mas vá, continue
<minds> vejamos..
<minds> só por curiosidade, onde vc vai publicar isso?
<leleobhz> https://paodiqueijo.wordpress.com/ e por tabela: http://planeta.ubuntubrasil.org/
<leleobhz> (pensa mto nao pq costuma feder e a pergunta sair marrom
<leleobhz> )
<minds> hahhqa
<minds> nao
<minds> tava olhando o pao di queijo
<leleobhz> :p
<minds> bacana o site
<leleobhz> a gente tenta ;]
<minds> rs... vc tem alguma consideração a respeito da prática "excludente" do linux?
<minds> note as aspas, por favor...
<leleobhz> meu campo sobre Linux é bem maior que o seu, então excludente pra mim e bastante vago
<minds> sei.. mas me refiro àqueles que simplesmente "odeiam" o linux porque ele é diferente do windows ou não é tão divulgado
<leleobhz> cara
<leleobhz> vou voltar um pouco no tempo
<leleobhz> olha que exemplo mais bizonho sobre diferenca de forum e irc
<leleobhz> http://www.bardanet.com.br/forum/index.php?showtopic=1447
<leleobhz> imagine-se procurando isso sem ajuda do mundo real
<leleobhz> ;]
<leleobhz> 22:12 <minds> sei.. mas me refiro àqueles que simplesmente "odeiam" o linux porque ele é diferente do windows ou não é tão divulgado
<leleobhz> falo pela relação entre a FALE (Pelo menos o que conheco) e os computadores
<leleobhz> medo do novo
<minds> pois eh
<minds> muitos já me falaram a mesma coisa
<minds> né possível que só existe essa justificativa!?!
<leleobhz> acredite
<leleobhz> eu trabalho com TI há 8 anos e com Linux há 4
<leleobhz> nao vi nenhum fundamento decente pra isso
<leleobhz> a não ser em situações muuuuito especificas
<leleobhz> minds: se quiser depois posso delongar nesse assunto tb
<minds> blz....aqui
<minds> outras pergunta curiosa
<minds> nosso diálogo vai pra série sacoladas?
<leleobhz> hahahahaha, vai nao
<leleobhz> a serie sacoladas e voltada pra aplicação de semancol
<minds> ufa....
<leleobhz> tipo falar coisa no lugar errado
<minds> sei...
<leleobhz> (vá defender o Windows no canal do Ubuntu pra ver o que acontece)
<minds> deu pra perceber....
<minds> rs
<minds> bom, acho que foi sufuciente leleobhz
<minds> muuuito obrigado pela atenção
<leleobhz> qualquer coisa é so me procurar aqui
<minds> e sinta-se livre para publicar nossa conversa! Mas não no sacoladas... rs
<leleobhz> ahahahah, claro!
<leleobhz> tem o chat no meu blog
<minds> valeu mesmo....
<minds> boa noite
<leleobhz> tu consegue falar comigo tb
<minds> blz
<leleobhz> boa noite e brigadão ;]
<minds> inté
<leleobhz> (e vá lendo o blog pra ver a entrevista)
<minds> blz...rs

Agradeço a oportunidade de poder falar um pouco deste assunto, e ainda mais focado em um tema que, embora um pouco esquecido em detrimento da parte técnica, é altamente importante.

E minds, você não foi pro Sacoladas no IRC :p

Anúncios

2 Comentários »

  1. oque sao meios de comunicacão

    Comentário por giovanna — 22/11/2008 @ 9:17 | Responder

  2. […] um menino muito comedido. Esse ano viajei, brinquei, zoei. distribui sacoladas, refleti bastante, ensinei coisas bacanas, ofendi e repudiei os evangélicos, bati cabeça no prego, desenvolvi muitas coisas […]

    Pingback por Papai noel… — 08/12/2008 @ 21:18 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: