Ubuntu na terra do pão di queijo

22/10/2008

Hardware (ou webcam) no Linux/Ubuntu

Filed under: Software Livre,Ubuntu — Leonardo Amaral @ 19:07

O vídeo é auto-explicativo. Como instalar uma webcam no Linux e como instalar uma webcam no janelas. Depois tem a cara de pau de me dizer que windows é mais facil :p

UPDATE: Segue a foto do papel que vem na embalagem:

Anúncios

34 Comentários »

  1. Claro, eles so instalam coisas no windows, entao pra eles o windows é mais facil, para nós que instalamos em ambos o esquema é diferente

    Comentário por Renan — 22/10/2008 @ 19:31 | Responder

  2. O problema é onde usá-la no Linux… Pelo menos nenhum cliente descente de video conferencia no Linux :(

    Comentário por Daniel — 22/10/2008 @ 21:56 | Responder

  3. Daniel, até que não. O skype agora gosta de linux, tem o Ekiga, tem o Kopete, o aMSN. Suporte é o que não falta. O negocio e o medo de mudar mesmo.

    Renan, tá querendo me dizer que instalar um CD e esperar a cam e mais facil que somente espetar a cam? :p

    Comentário por Leonardo Amaral — 22/10/2008 @ 22:08 | Responder

  4. Tudo bem, não sou amante d sistema da janela, porém vamos ser realistas nem todas são assim. Tenta instalar uma microdia 6242 sem driver experimentais e com um resultado aquem do esperado e explica aos usuários do windows que a culpa é do fabricante que não desenvolveu para linux e que comunidade esta queimando a mufa e ainda esta longe de resolver este pepino e que é melhor ele troca-la por outra, ou então complirar o novo kernel 2.6.27, pois e está sendo dito que aumentou o suporte para algumas webcans . Na esperança de funcionar.

    Comentário por Robson — 22/10/2008 @ 22:47 | Responder

  5. ahauhuaha.. oba, mais discussão,ops, reflexão!! ;)

    Como meu nome foi citado, vou ter que escrever!!

    pra começar, não penso que só por que deu erro não funciona, porque senão não estaria fazendo meu TCC no linux (porque o que já deu de erro não tá escrito).

    O Linux tem uma boa detecção de hardware (com certeza), porém não suficiente, porque não existem drivers para muitos equipamentos. Há pouco tempo o Hugo me disse que atualizou um 0.0.0.0.2 do kernel e teve que mecher no driver da placa de rede e não se que lá mais, porque tava dando problema, então não venha me dizer que é perfeito.

    Feliz foi o cara do video que funcionou de primeira, porque, se não tivesse funcionado, provavelmente não ia ter uma “GUI” de instalação, de next->next, um cd acompanhando e um manual colorido cheio de printscreens… o cara provavelmente ia sofrer, isso se conseguisse um driver compativel, ja que um driver para Ubuntu pode não funcionar em um Slackware, etc…e empresas produtoras de hardware muitas vezes não querem disponiblizar o codigo fonte para seus usuarios compilare -entregam o binário, compilado.

    O Windows nem tem uma detecção de hardware tao boa quanto o linux, porém todos fazem drivers para ele. Então driver para windows não é problema.

    Entao nao vamos generalizar dizendo que um é mais facil que o outro na detecção de hardware como esse cara do blog fez, blz?! Há “20 milhões” de variaveis a se analizar! :) (Ambrosio 2008)

    Comentário por HugLeo — 23/10/2008 @ 0:02 | Responder

  6. Robson e HugLeo, agora sim chegaram num ponto interessante. Eu usei essa visão xiita pra tentar ironizar o pessoal que usa Windows mesmo. Facilidade é uma visão relativa, e pra mim é mais facil e eu tento escrever nesse blog o porque disso. Mas que eu fiquei feliz de plugar a CAM e funcionar, eu fiquei. :]

    Comentário por Leonardo Amaral — 23/10/2008 @ 5:58 | Responder

  7. Só não confundir, linux detecta e suporta o hardware, windows até detecta mas não suporta, quem suporta é o fabrincante, isto que tem que ficar bem claro.

    Para quem citou o fato de nem todas as webcams funcionar de primeira no linux eu posso dizer que tive este mesmo problema no windows. Eu tinha o CD do fabricante, segui as instruções do manual e ao final da instalação, nada, a webcam não funcionou. A primeria coisa que pensei foi, a webcam está com defeito. Como tinha o meu notebook do lado, espetei a webcam para ver se funcionava e de primeria foi detectado e saiu funcionando. Passei o resto da tarde tentando resolver o problema da webcam no windows e depois de 3 horas baixando drivers e mais drivers do fabricante, enfim consegui fazer a webcam funcionar.

    Então temos casos e casos. Do mesmo jeito que não podemos generalizar de um lado, não podemos generalizar do outro.

    Comentário por Ivan Brasil Fuzzer — 23/10/2008 @ 8:30 | Responder

  8. Adquiri a webcam Clone modelo 10027 c/ microfone embutido e conectei no meu notebook c/ Ubuntu 8.04 e infelizmente o funcionamento não foi tão simples quanto a do amigo do video acima.
    A imagem da webcam aparece no aMSN mas não funciona no Cheese, Camorama e Skype. O estranho é que no Skype o microfone funciona perfeitamente mas o ideal seria conversar c/ imagem e som.
    No aMSN a camera aparece configurada em /dev/video0:0 (V4l2: USB WEB CAM)
    Por isso venho aqui mais uma vez pedir, aos amigos, a solução e o passo-a-passo para resolver esse problema.
    Abaixo segue o resultado do comando lsusb como a webcam espetado no notebook:

    Bus 003 Device 002: ID 04fc:2001 Sunplus Technology Co., Ltd

    Comentário por Temo — 23/10/2008 @ 8:55 | Responder

  9. Resumindo:
    Depende do hardware.
    Se o Linux detectar de primeira, então é mais fácil que o Windows.
    Se o Linux não detectar… daí é se preparar para aprender… :-)

    Comentário por Alessandro Nakamuta — 23/10/2008 @ 8:58 | Responder

  10. Concordo com o Ivan Brasil, o grande problema está no fato de muitos fabricantes não disponibilizarem/suportarem drives no linux, somente para windows. O mesmo acontece com scanners, impressoras e etc. Vários projetos opensource tentam aliviar esse problema criando drives usando muitas vezes engenharia reversa. Uma coisa que faço quando tenho que comprar hardware novo é levar um live CD da distribuição que uso ( no caso ubuntu) e testar o hardware na loja. Se não funcionar (e o fabricante não disponibilizar o driver para linux), simplesmente não compro.

    Comentário por Augusto Marques — 23/10/2008 @ 11:48 | Responder

  11. Ivan Brasil,

    Em resposta outro site (http://www.ubuntero.com.br/?p=488#comment-932) você disse que o Skype 2.0 tem suporte para V4L2, certo?
    Onde encontrou essa informação? Como fazer então para que o Skype use esse driver?
    Estou com um problema de uma webcam que funciona no Ekiga e aMSN porque usam esse driver e o Skype não.

    abraço.

    Comentário por Temo — 23/10/2008 @ 13:53 | Responder

  12. Temo, respondi lá e repito aqui a resposta.

    O skype acessa dispositivos com drivers desenvolvidos para V4L2, no entanto, não funciona tão bem assim. Toda a implementação do skype para linux parece ser meio que “nas coxas” e o skype costuma nos deixar na mão com o vídeo.
    Resumindo, na teoria o skype acessa os dispositivos, mas na prátia não é tão bonito assim.

    O problema está com o skype e não com os drivers.

    Comentário por Ivan Brasil Fuzzer — 23/10/2008 @ 15:36 | Responder

  13. Complementando, a informação foi encontrada no changelog do skype que infelizmente não tenho mais o link.

    Comentário por Ivan Brasil Fuzzer — 23/10/2008 @ 15:38 | Responder

  14. Infelizmente usuários leigos não entenderão muito bem.
    Precisa explicar bem passo a passo mesmo.
    Valeu a intenção!

    Comentário por Rodrigo de Araujo — 23/10/2008 @ 20:45 | Responder

  15. Meu amigo, sou usuário de Linux, e já tive meus problemas c/ qualidade de imagem de webcam comprada a dedo p/ funcionar no Linux, mas que infeliz/ ficou durante umas versões do Ubuntu, por conta da pl. de vídeo ATI, da versão 7.10 p/ melhorou muito e estou c/ boas esperanças no novo kernel do Linux, que acho que já virá no Ubuntu 8.10, pois pelo que li tem suporte a drives de webcam.
    Então meu amigo, tem coisas p/ funcionar a contento no Linux, é preciso de um hardware adequado.

    Comentário por Jorge — 23/10/2008 @ 21:01 | Responder

  16. Jorge, o Ubuntu 8.10 já vem com o kernel 2.6.27 que tem os drivers das webcams suportadas pelo antigo driver spca/gspca. É só plugar e sair funcionando caso esteja na lista das cameras suportadas.

    Comentário por Ivan Brasil Fuzzer — 23/10/2008 @ 21:25 | Responder

  17. QUal o modelo e marca da webcam usanda no teste ???

    Comentário por K4mus — 26/10/2008 @ 10:45 | Responder

  18. K4mus, fiz um update no post, é só conferir!

    Comentário por Leonardo Amaral — 26/10/2008 @ 14:06 | Responder

  19. Ola amigao…

    Sua webcam é franquinha em pixel (300k), o legal se fosse uns 450 k ai sim tinha uma qualidade melhor no video.

    OBS.: Esta webcam que vc esta usando tem um requerimento que usa-se pra o windows 98/ME, 2000, XP e Vista. Ou seja não tinha nem que funciona-se no Linux. :P
    Se funcionou, pode ir la devolvendo por esta com defeito. :D

    Ate mais amigao!

    Comentário por Carlos Donizete (Coringao) — 26/10/2008 @ 15:26 | Responder

  20. É simples: antes de comprar hardware, veja se é suportado no Linux. Fiz isso com minhas placas de video, meus discos externos, minha webcam, meu celular… Caso seja suportado, na maioria das vezes é só espetar e usar. O que não é suportado pelo Linux, não adianta, no máximo vc acha um driver 0.01 alpha, e aí sim vai ser dor de cabeça.

    A mesma coisa acontece com Mac. Quem usa Mac nunca sai comprando e espetando qualquer coisa esperando que funcione sem instalação de drivers como no Windows. Nem por isso o Mac é uma merda.

    Comentário por Henrique — 26/10/2008 @ 17:31 | Responder

  21. Henrique: Você *N U N C A* acha que algo e compativel com linux porque os fabricantes não poe a mão no fogo. Simples. Não vinha escrito que suportava linux, mas suporta :]

    Comentário por Leonardo Amaral — 26/10/2008 @ 17:43 | Responder

  22. A questao ainda é os fabricantes não apostam no linux. Esta é a verdade.
    Um colega meu tem um sony vaio fz21e e a webcam não funciona em nenhuma distro
    linux. No ubuntu, o modulo uvcvideo é levantado por padrão e, acho que
    impede que o correto módulo seja levantado, o r5u870. Coloquei o uvcvideo
    no blacklist e o r5u870 no modprobe. Simplesmente o sistema não “buta”.
    Tive que usar o livecd para desfazer as MRDS ( palavrao ). Ou seja, ainda
    depende daquele SO das janelas para falar com o pessoal pelo mundo atraves
    do skype. Alias, o ekiga é bom, mas ninguém usa.

    Comentário por Ronai Lisboa — 27/10/2008 @ 10:30 | Responder

  23. Só esclarecer antes, não sou defensor de Windows e nemd e Linux, acho que cada sistema é bom quando oferece o que o usuário deseja.

    Você deveria ter feito a gravação antes de ligar a webcam no Linux, pois, na primeira vez que você pluga o periférico USB, pode exigir instalação, configuração ou outras coisas… mas depois de pronto, quando desplugar e plugar, vai estar funcionando! E você ainda deixou claro que tinha ligado ela antes… só um ponto que está tirando a credibilidade do vídeo que tenta defender o Linux.

    Sei do potencial do Linux, mas esse detalhe é um ponto negativo.

    Comentário por Eduardo Henrique — 27/10/2008 @ 10:35 | Responder

  24. Eduardo, Linux não é windows não. Em se tratando de Ubuntu e qualquer distro vinculada a udev/hal, qualquer device que for suportado pelo sistema terá seu modulo correspondente levantado automagicamente, não importando quantas intervenções tenha. Mas se vc quiser, tiro um MD5 do uvcvideo.ko e faço outro video com boot a frio :]

    Comentário por Leonardo Amaral — 27/10/2008 @ 17:34 | Responder

  25. “Você *N U N C A* acha que algo e compativel com linux porque os fabricantes não poe a mão no fogo. Simples. Não vinha escrito que suportava linux, mas suporta :]”

    Aqui é que você se engana. O produto NÃO suporta. Não tem driver do fabricante, não tem pinguim na embalagem (como nas nVidias, Lexmark, etc.) portanto NÃO suporta, não importa se vc plugou e rolou com um driver quebra galho! Quem escreveu o driver não foi o fabricante, muito provavelmente foi algo criado na base da engenharia reversa, e que pode muito bem só suportar o produto parcialmente, ou nem funcionar. Nesse caso, não culpe o Linux e o seu driver que, de modo muito gratificante, quebrou um galho, e sim culpe o fabricante por não suportar o Linux.

    Comentário por Henrique — 27/10/2008 @ 23:24 | Responder

  26. Henrique, mas não foi isso mesmo que eu disse? Os fabricantes nunca ajudam (Alias, dificilmente ajudam – talvez a excessão seja a HP e olha lá). E é a equipe do kernel que se mata para fazer as coisas funcionarem (Outro dia saiu na BR-Linux uma iniciativa pra suportar webcans no linux – não me recordo no que deu, mas parece que tem novidades do kernel 2.6.27). Ponto pros caras do kernel Linux, e não para as fabricantes!

    Comentário por Leonardo Amaral — 28/10/2008 @ 5:13 | Responder

  27. É importante atentar para o seguinte: não adianta ir em uma loja comprar a primeira webcam que você achar e esperar que ela funcione no Linux. Essa webcam só funcionou porque foi feita uma pesquisa antes de comprar. Se isso não foi feito foi sorte. Quem está iniciando no mundo Linux tem que aprender a, no mínimo, perguntar se o hardware que ele quer comprar funciona no Linux. Infelizmente, isso não é o ideal, mas ainda é necessário fazer.

    Abraço!

    Comentário por Evandro Pastor — 01/11/2008 @ 8:36 | Responder

  28. Evandro, não, eu não pesquisei antes. Eu simplesmente comprei a camera mais barata da loja que mais confio aqui em Belzonte. Perguntar nao adianta porque nenhum vendedor sabe essa informação e nenhum fabricante coloca isso nos seus produtos como diferencial. Então é meio testometro mesmo e procurar na internet antes. Mas que eu gostei de não ter que me preocupar com hardware (Pelo menos dessa vez), isso eu gostei :]

    Comentário por Leonardo Amaral — 01/11/2008 @ 12:53 | Responder

  29. […] os evangélicos, bati cabeça no prego, desenvolvi muitas coisas boas e interessantes para e com o mundo SL, reconheci pessoas brilhantes (E que, ainda hoje estão brilhando!), desempreguei, adoeci, […]

    Pingback por Papai noel… — 13/12/2008 @ 11:10 | Responder

  30. NOSSA, vc nao sabe falar portugues direito?

    Comentário por Gustavo — 17/09/2009 @ 13:39 | Responder

  31. Gente o mais importante é a estabilidade e segurança do Linux e não sua facilidade, já o windows visa praticidade, facilidade e não visa segurança nem estabilidade, mas ambus tem seus defensores. Profissionalmente dizendo prefiro estabilidade e segurança, mas tem que prefira a “facilidade”. Deixo como dica para os defensores do Windows que leiam mais sobre linux ai sim sua opinião será mais bem formada.O mais importante é Estudar e não falar por falar, o linux é um projeto que visa uma inclusão digital mais justa é um software livre que tem tudo que precisa basta ler mais e estudar um pouco. Nós usuários de linux não devemos nada a Microsoft, pois não pirateamos seu produto. No qual acho que a Microsoft fez e faz um belíssimo trabalho e tem o direito de cobrar pelo produto e os Brasileiro não devem burlar isso, estudem linux é um software livre, deixem de preguiça e estudem, estudem, estudem cultura não faz mal a niguem.

    Comentário por Celio Gabriel — 14/10/2009 @ 22:36 | Responder

  32. Só por curiosidade…
    No vídeo (em 1:28), você diz que vai dar um… o quê?
    Demero? Qual o comando?

    Comentário por leonardo — 01/02/2010 @ 11:49 | Responder

  33. deixa pra lá…

    Comentário por leonardo — 15/03/2010 @ 16:31 | Responder

  34. adm@adm-desktop:~/Home/$ lsusb
    Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
    Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
    Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
    Bus 003 Device 003: ID 1b3b:2936
    Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
    Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

    Tão fácil que eu estou 2 semanas tentando fazer 3 modelos diferentes de webcam
    funcionarem no ubuntu e nada…
    Nem o repositório do Easycam foi reconhecido para fazer o download do programa.
    Desisto, vou usar um “Windows Pirate Edition” pra funcionar esse bagulho que eu
    ganho mais!

    Comentário por Alexander — 28/04/2010 @ 22:29 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: